Novo Site

O CyberSociedade agora mudou-se para www.cybersociedade.com.br. Visite nosso novo site para ver novos conteúdos.


Nova lei contra a pedofilia

Nesta semana, mais precisamente no dia 25/11/2008, o Presidente Lula sancionou a lei contra a pedofilia. A lei é mais dura do que a anterior, que já combatia corretamente e sem problemas este tipo de crime.

Este ato do presidente foi motivo de comemoração para todos os que são contra este tipo de crime horrendo que assola a humanidade desde que o homem é homem.

Mas eu acho que antes de comemorar é importante analisar. Afinal, já tinhamos uma lei que combatia corretamente a pedofilia.
Seria uma nova lei realmente necessária?

Nos dias de hoje parece ser errado criticar o combate à pedofilia, criticar movimentos negros ou movimentos homossexuais. E quem faz isso é crucificado.

Pois eu acho importante esta crítica construtiva e trago aqui uma crítica a esta lei da pedofilia, feita pelo Paulo Rebêlo, da WebInsider.
E de fato, esta lei talvez não devesse ser aprovada. Talvez tenha sido um erro criar esta lei.

Cliquem no link abaixo e entendam quais as razões:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/11/19/pedofilia/

A minha opinião, que formei acompanhando a comunidade Cybercultura, no orkut, é que a única coisa boa que a aprovação desta lei pode trazer para a sociedade é o fato de que o projeto de cibercrimes do Azeredo não vai mais poder tramitar para a aprovação por debaixo deste projeto de pedofilia, que era o que vinha acontecendo. A associação entre os dois projetos parece ter acabado, e o Azeredo terá que mostrar a verdadeira face.

Fora isso, é possível que o combate à pedofilia só piore com essa nova lei, que já teve um militar preso como o primeiro a ser preso nesta nova lei.

Abaixo um comentário retirado do blog Meio Bit sobre como essa nova lei pode punir até mesmo a imaginação e a expressão artística (pelo menos, artistica para alguns).
http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/internet/nova-lei-contra-pedofilia-pune-ate-lolicon

Dá para pensar um bocado sobre isto, não?
O que acham?

Viver com Diabetes

Um blog muito interessante foi encontrado pelo pessoal da faculdade enquanto fazia uma atividade cujo objetivo era o de encontrar blogs cujo temas fossem a Saúde, que foi o blog da jornalista Luciana Oncken, chamado Viver com Diabetes.

Neste seu blog ela relata como é o dia-a-dia de uma pessoa com diabetes, mostrando as dificuldades, dando dicas, informando as pessoas e ajudando, principalmente.

Eu não sei como é exatamente viver com diabetes, mas hoje posso dizer que sou um "diabeta passivo" (que palavra feia inventei!!!). Meu pai está tomando os cuidados pois descobriu ter diabetes e com isso, aos poucos todos os nossos hábitos estão se modificando.

Outro site interessante sobre o tema é o Portal Diabetes, site em que a Luciana também participa como colunista.

É assim, pouco a pouco, que o avanço tecnológico e a Web 2.0 auxilia a evolução da sociedade.
Informando, compartilhando, colaborando.

:-)

Bruce Lee jogando ping-pong.

Que Bruce Lee é o mais famoso lutador de Kung Fu, todos sabiam...
Que ele era um excelente dançarino de cha-cha-cha, apenas os fans sabiam...

Mas que ele era campeão de ping-pong?
Só a Nokia sabia!

O Homem Virtual - Tecnologia e Ciência

O programa Espaço Aberto, Ciência e Tecnologia, da Globo News exibiu, no dia 03/11/2008 um programa muito bacana sobre o avanço da tecnologia no estudo do corpo humano.

Inclusive mostrou o caso de um prisioneiro condenado a morte que doou seu corpo para a ciência, tendo então o corpo fatiado em pedaços de um milímetro e fotografado, para que um modelo tridimensional fosse montado no computador.

Os resultados foram fantásticos.

Quem não tem Globo News tem internet. E pode assistir o programa aqui, logo abaixo.

Divirtam-se!!

Falcão - Meninos do Tráfico

Atendendo a pedidos, um documentário que eu ainda não ví:

Falcão - Meninos do Tráfico é um documentário brasileiro produzido pelo rapper MV Bill, pelo seu empresário Celso Athayde e pelo centro de audiovisual da Central Única das Favelas que retrata a vida jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas. A produção independente se tornou popular principalmente por sua transmissão no programa semanal da TV Globo Fantástico, um dos mais famosos no Brasil. O documentário foi feito entre 1998 e 2006 em que os produtores visitaram diversas comunidades pobres do Brasil, registrando em 90 horas na maioria do tempo em forma digital, e um pouco em VHS. O nome do documentário é em razão do termo "falcão" usado nas favelas, que designa aquele cuja tarefa é vigiar a comunidade e informar quando a polícia ou algum grupo inimigo se aproxima. Os dois produtores tiveram que enfrentar o ambiente hostil onde viviam os jovens. A repercussão do documentário no país foi grande, sendo largamente comentado e discutido. (Wikipédia)

Parte 1 - www.youtube.com/watch?v=yI4urSYqkog
Parte 2 - www.youtube.com/watch?v=l1upHtr3W8s
Parte 3 - www.youtube.com/watch?v=orMziemV_9s
Parte 4 - www.youtube.com/watch?v=N3xbbK_Dlnw
Parte 5 - www.youtube.com/watch?v=GguNqszBl1g
Parte 6 - www.youtube.com/watch?v=K1h81EJ2w-4

Espero que esteja completo.
Divirtam-se.

Johnnie Walker - Cyborg

Eu gosto dos comerciais do Johnnie Walker.
Sempre muito inteligentes, criativos, reflexivos.

E cumpre bem o seu papel.
Trago aqui um comercial antigo, mas que já assisti diversas vezes porque é bem bacana.
Keep Walking!

Tempos Modernos....

Marcadores: | 0 comentários

Dep. Paulo Teixeira contra o projeto de cibercrimes

Abaixo um vídeo do Dep. Paulo Teixeira criticando o substitutivo de cibercrimes do Senador Eduardo Azeredo, e mostrando como é absurdo que um projeto como este seja aprovado.

Vale a pena ver:

Texto excelente sobre o projeto de lei do Senador Azeredo

Achei na internet, agora a pouco, um exelente e completo texto sobre o projeto de lei do Senador Azeredo, contendo inclusive uma lista de links extensa que serve como referência.

Se alguem quer ficar completamente por dentro do assunto, é um texto fundamental.

Basta clicar no link abaixo:
http://maisquatro.wordpress.com/2008/11/15/off-topic-blogagem-coletiva-nao-ao-projeto-de-lei-de-censura-a-internet/

Vote contra o projeto de Cibercrimes!!

A postagem anterior, "Big Brother Brasil?? Tô Fora!!" foi uma introdução sobre o risco de cairmos em um estado de vigilância que aos poucos se instaura no nosso país.


Eles já controlam os grampos telefonicos. Todos sabem, mas ninguem impede.
O último espaço livre da terra é a internet. E eles querem controlar.

Teoria da Conspiração? Pode ser...
Mas o que acham da guerra silênciosa que está sendo travada entre a APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) e a comunidade Discografias, no orkut?
Conspiração?
E a silenciosa monitoração que estão fazendo nos perfís do orkut?
Será que você já não foi monitorado? Afinal, ninguem sabe quem foi...
O Rodrigo Lacerda, do Blog do Ctrl+C acha que foi um erro do orkut. Será?

Creio que não.

Para impedir o avanço deste futuro sombrio que podemos cair por causa de projetos políticos de interesses particulares, clique na petição contra o projeto e vote. Seu voto é importante!

Conto com você!

Big Brother Brasil?? Tô Fora!

Quando se fala em Big Brother atualmente, no Brasil, as pessoas pensam logo no programa televisivo onde os participantes ficam trancafiados e monitorados 24 horas por dia.


Para quem não sabe, o termo Big Brother surgiu do livro 1984, escrito por George Orwell e que também pode ser encontrado em DVD, pois se tornou um filme.


Pois o que está acontecendo no Brasil atualmente, e poucos sabem, é que existem políticos interessados em implantar no Brasil o estado do Big Brother, onde praticamente todos os internautas serão monitorados, de algum modo, e viverão às margens da criminalidade, podendo pegar até 3 anos de cadeia porque baixou um mp3 do site de um amigo (que também será preso).


Veja o vídeo "The Big Brother State" (legendado) e imagine como seria o Brasil, com nossos políticos honestos e justos, em um estado de vigilância.


É o famigerado projeto do Senador Eduardo Azeredo, que (graças a Deus) vem recebendo críticas mais fortes, agora de dentro do próprio governo.


Nós já somos constantemente monitorados. Precisamos de mais?


Essa é a minha primeira postagem de hoje, 15 de Novembro, dia da Proclamação da República e dia Blogagem Coletiva na luta pelos direitos dos internautas.

Saude 2.0 - Colaboração ou calação? - Parte 2

No post "Dentistas contra a liberdade de expressão: Uma nova ditadura?" fiz uma série de perguntas que servem como ponto de partida de nossa reflexão sobre o bom uso dos avanços tecnológicos na saúde e suas consequências.

As perguntas feitas foram as seguintes:
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais que são contra a livre expressão do pensamento?
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais de saúde que impedem que seus pacientes ou mesmo o público leigo que tem dúvidas tenha acesso à informação pública e à questionamentos públicos?
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais que são a favor de uma ditadura do conhecimento, de uma ditadura intelectual?

Estamos vivendo num novo mundo, onde não há mais de fato uma distinção entre o real e o virtual. A rede é uma rede de pessoas, uma rede colaborativa.

As pessoas estão cada vez mais próximas, agrupando-se por gostos, valores, sentimentos.
Tentar banir o livre pensamento em pleno século XXI é no mínimo desconhecer o mundo em que vivemos.

Porém, isso impede que um profissional de saúde seja um bom profissional de saúde?
Impede que confiemos nossa vida e saúde a eles?

Creio que a resposta para as perguntas feitas até agora é:
Sim e não.

Ou seja, a pergunta deve ser feita por cada um, mas a resposta não é evidente.
Sabemos que há muitos profissionais de saúde que se acham quase deuses.
Não é a toa que há uma piada (é uma piada apenas, não se ofendam) que diz assim:

- Sabe qual é o problema do enfermeiro?
- Não...
- Ele se acha um médico. E sabe qual é o problema do médico?
- Também não.
- Ele se acha Deus.

Bom, para alguns, a piada é de mau gosto. Mas reflete de fato uma certa parcela dos profissionais citados. Assim como sabemos que há outras profissões que geram pessoas que acabam querendo ser mais do que um bom profissional.
Por exemplo, alguns filósofos se acham extremamente superiores, a ponto de achar que ninguem entende eles. Nem outros filósofos.
E há advogados que se acham superiores à lei. Se alguem reclama deles, ouve-se: "Meu amigo, você por acaso sabe com quem está falando? Sou autoridade!"

Isso acontece em todas as profissões. E no caso da saúde, a arrogância também existe.
Não estou dizendo que predomina, mas apenas que existe.

Assim, se o profissional é apenas arrogante, ele vai querer calar a boca de todos que o questionam. Porém, ele é de fato um bom profissional, experiente, sabe das coisas.
Podemos confiar a nossa saude e vida a certos arrogantes por aí.

Porém, há profissionais que calam os que os questionam não por arrogancia, mas porque eles percebem que não são bons profissionais e tais questionamentos os deixam expostos.
Eu não confiaria minha vida e saúde a profissionais deste tipo.

Assim, deixo aqui apenas a reflexão.
Uma reflexão que deve ser feita por todo paciente, profissional, curioso, que quer saber em quem devemos confiar nossa vida e saúde.

Como disse, não pretendo concluir nenhuma resposta ao caso do post anterior, mas apenas levantar a importância destes questionamentos e a importância de perceber que num mundo colaborativo, novos conceitos surgem, conceitos antigos devem ser revistos e a busca pela liberdade de expressão e pela liberdade intelectual não podem parar por causa de arrogancia, ignorancia, prepotência ou por um mero jogo de poder.

A Web é infinita.
A Web é transparente.
A Web é coletiva.

Por que o os profissionais de saúde não podem ser também?

Patch Adams - O médico da alegria

Muitos já devem ter assistido ao filme sobre o Patch Adams, conhecido como o médico da alegria, com Robbie Williams.

O verdadeiro Patch Adams é uma pessoa muito inteligente, com idéias interessantes, apesar de que, em minha opinião, as vezes bastante radical. Porém, isso é importante. É importante que seja assim e que existam pessoas como ele, que quebrem os nossos paradigmas, que nos façam pensar.

Recomendo a quem quiser conhecer melhoro pensamento deste médico que assista nos links abaixo a entrevista que ele deu ao programa "Roda Viva".
Vale a pena tirar um tempinho para assistir e pensar.

Parte 01 - http://www.youtube.com/watch?v=8Q7aqa-G0l8
Parte 02 - http://www.youtube.com/watch?v=nvf598Xb6a0
Parte 03 - http://www.youtube.com/watch?v=VplDY2CgI-8
Parte 04 - http://www.youtube.com/watch?v=0xK128fISbo
Parte 05 - http://www.youtube.com/watch?v=F-baYSlZRxI
Parte 06 - http://www.youtube.com/watch?v=nVL2Msqbcms
Parte 07 - http://www.youtube.com/watch?v=X1rdEe9Ikxs
Parte 08 - http://www.youtube.com/watch?v=x0BddPMVJeE
Parte 09 - http://www.youtube.com/watch?v=0oqTfkZxX8o
Parte 10 - http://www.youtube.com/watch?v=Dym3lQ23Ix8

Divirtam-se!

Dentistas contra a liberdade de expressão: Uma nova ditadura? - Parte 1

Antes de mais nada, é bom sempre esclarecer.
O texto a seguir não é uma crítica à todos os dentistas nem à todos os profissionais de saúde, sejam médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc.

Mas é uma crítica à todos os profissionais de saúde autoritários, donos da verdade, deuses do conhecimento, que nunca podem ser questionados por meros mortais.
E são vários assim.

Tudo começou no Orkut. Tenho pesquisado bastante sobre o uso de tecnologia em saúde, e percebi, em uma área que já me interessava bastante por diversas razões pessoais, principalmente porque eu tenho dores de cabeça frequentes a mais de 6 anos, que na odontologia, o uso da tecnologia para pesquisar os problemas da ATM (articulação temporo-mandibular) parecia ser fundamental.

Entrei em uma comunidade chamada "DTM e Dor Orofacial", e pela falta de experiência técnica na área, utilizei-me da única ferramenta que eu tinha disponível para questionar os profissionais que lá se encontravam: a lógica e a razão.

Após realizar algumas perguntas, percebi que eles não sabiam responder. Por várias razões, que mostrarei ao longo do tempo neste blog, pois tenho a cópia na íntegra de todo o debate.
Começaram a me ofender gratuitamente.
Mudaram, do nada, as regras da comunidade.
Começaram a apagar as coisas que eu escrevia e questionava.

Até que, finalmente, me calaram e impediram que as pessoas que acompanhavam o debate pudessem ver tudo: me expulsaram da comunidade e excluiram tudo o que eu escrevi e tudo o que me responderam.

A pergunta que faço é:
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais que são contra a livre expressão do pensamento?
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais de saúde que impedem que seus pacientes ou mesmo o público leigo que tem dúvidas tenha acesso à informação pública e à questionamentos públicos?
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais que são a favor de uma ditadura do conhecimento, de uma ditadura intelectual?

E principalmente:
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais que dizem que não vão explicar nada a leigos nem abrir os olhos de alguem que desconhece o assunto porque seria o mesmo que dar "pérolas a porcos"?
(Sim, foi isso que me escreveram, literalmente. Entrarei nos detalhes da discussão em posts futuros)

Pensem nisso.
Nos próximos posts, farei mais questionamentos.

Holograma Humano em Trasmissão de TV

Ontem, a CNN, ao transmitir sobre as eleições americanas, utilizou-se pela primeira vez na TV do recurso do holograma humano.
Aquele mesmo que a princesa Leia usou para falar com Luke Skywalker, em Star Wars.

Com a tecnologia do holograma, uma reporter que estava em outro estado acompanhando as eleições apareceu virtualmente dentro do estúdio e conversou "cara-a-cara" com o apresentador do jornal.

E quem quiser conferir, basta ver o vídeo abaixo: