Novo Site

O CyberSociedade agora mudou-se para www.cybersociedade.com.br. Visite nosso novo site para ver novos conteúdos.


Banda Larga em Salvador

Agora o mercado de internet banda larga em Salvador vai se aquecer um pouco.
Uma nova empresa chega aqui na Bahia - apesar de já ser uma empresa estabelecida no mercado em outros estados, como em SP - oferecendo serviço de banda larga de alta velocidade através de fibras óticas. É a empresa GVT.



Algumas coisas interessantes a respeito do serviço oferecido pela GVT:

1 - Internet banda larda de velocidade de 1Mbps até 20Mbbs, velocidade não existente ainda na Bahia.
2 - A não necessidade de se pagar um provedor de acesso a internet - coisa que outras empresas fazem mas todos sabem que tecnicamente não é necessário. Ou seja, é venda casada mesmo. Talvez com a GVT, os usuários de outros serviços como a Oi Velox resolvam se juntar e entrar na justiça exigindo a não cobrança do provedor.

Parece que agora o acesso a internet banda larga vai realmente baratear, pois não é possível que o preço do acesso a internet seja praticamente o dobro em relação ao praticado em SP e RJ.

Vamos ver no que vai dar.

Google Audio Indexing

O Google Audio Indexing é um novo serviço que a Google pretende oferecer - já está oferecendo em versão beta e apenas para alguns vídeos - onde o usuário pode pesquisar uma palavra, por exemplo, "carro", e a pesquisa mostrará todos os vídeos onde alguem fala "carro" e ainda dizendo em que posição do vídeo a palavra é dita.

A pergunta é: aonde isso tudo vai parar?

Eu não sei, só sei que estou gostando. :-D

Acesse o link abaixo para testar o serviço.
http://labs.google.com/gaudi

Sexo com Robôs

O pesquisador David Levy disse em seu livro e em entrevistas que brevemente a humanidade estaria se relacionando amorosamente com robôs. Com direito a sentimento e tudo mais.

Bom, eu não sei se é brevemente ou não, mas acredito ser possível.

Vale a pena ler a entrevista e refletir sobre isso.
Mas enquanto não fazemos sexo com robôs, vale a pena dar uma olhada num mini-robô tarado.
Não pode ver um poste parado que...

Homeopatia - Isso Funciona?

Segue abaixo um documentário da BBC que explica um pouco sobre o que é a homeopatia e mostra um teste realizado com uma empresa que produz medicamentos homeopáticos.

Para mim, a conclusão é óbvia.
Mas assistam o vídeo e concluam vocês mesmos.

Vídeos: Chris Anderson

No outro post recomendei o livro "A Cauda Longa". Neste trago em vídeo o autor explicando as suas idéias, contidas neste livro.
Vale a pena assistir:


E no vídeo abaixo ele explica sobre o seu mais novo trabalho: "Free! Why $0.00 Is the Future of Business".
http://www.youtube.com/watch?v=RZkeCIW75CU

Divirtam-se.

Livro: A Cauda Longa

Chris Anderson, Editor-Chefe da revista Wired, em 2004, publicou um artigo chamado "The Long Tail" (A Cauda longa). Este artigo se expandiu e virou um livro, que para mim é um livro essencial para quem quer entender como a tecnologia está discretamente mudando tudo a nossa volta sem nem mesmo percebermos e como é possível se aproveitar destas mudanças, compreende-las, para lucrar com elas.


Chris Anderson publicou também, este ano, um artigo chamado "Free! Why $0.00 Is The Future of Business" (Grátis! Porque R$ 0,00 é o futuro dos negócios - publicado em português na revista HSM Management). Um artigo muito interessante mostrando que num futuro não muito distante, talvez a melhor forma de se lucrar com as coisas é... ser grátis.

Mudanças que só a tecnologia causa. Livro e artigos recomendados não só para os interessados em negócios (para estes, é obrigatório) mas para todos que querem compreender o mundo em que vivemos.

Inovação exige que a inteligência se mobilize

"A inovação nos leva para a frente. Ela acontece quando abrimos uma variante na trilha mental até então percorrida. E quando não se ajoelha diante do conhecimento existente ou de uma tecnologia consagrada."

Artigo interessante este da WebInsider. De fato, a tecnologia vem mudando o status das profissões diversas. Vem exigindo que os profissionais mudem e usem a inteligência. A tecnologia não está revolucionando só a ciência, mas todo o mundo e em praticamente todas as profissões.

Vale a pena ler o artigo na íntegra:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/09/16/inovacao-exige-que-a-inteligencia-se-mobilize-e-se-mova/

Software Livre no Jô Soares

Esta entrevista aconteceu salvo engano no ano passado, em 2007.
E na verdade, não é uma boa entrevista. Não é porque o entrevistador, Jô Soares, que é uma pessoa culta, as vezes se acha sabedor de tudo.

E como eu já disse em outro tópico, quem sabe tudo não sabe nada e acaba passando vexame.

O Jô Soares falou muita besteira, cortou os entrevistados várias vezes, apenas para se passar por entendido sobre um assunto que claramente ele não entende.

Mas vale a pena assistir.

Parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=IdX72gi-peo

Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=HyDWgse4ltU

Parte 3:
http://www.youtube.com/watch?v=jxVj54Cca1I

Parte 4:
http://www.youtube.com/watch?v=jtJSQF2UBx0

ACM - Histórias de um Mito

Bom, antes de mais nada, este não é um post político.
E também não significa que sou carlista ou anti-carlista.

É um post sobre Informação. E sobre Antônio Carlos Magalhães.
Eu já ouvi e li algumas coisas sobre ACM, muitas vezes com muito pré-conceito sobre ele. Mas fui olhando sob outro ângulo de visão e percebi o quanto a história de ACM é interessante.

No link a seguir é possível assistir a uma parte do documentário ACM - Histórias de um Mito, que passou na TV Senado. Muito bom.

Quem quiser baixar o documentário completo, pode entrar na página especialmente feita para este documentário no site do Senado.

ACM era um político da informação. Ele sabia obter informação mais do que ninguem e sabia usar isso tudo a seu favor, para conseguir estar sempre no poder e para conseguir manipular a seu modo os aliados e adversários políticos.

Como pode-se perceber, uma das primeirass coisa que ACM descobriu ser importante para ser um bom profissional é saber usar a Informação. E ele era um político de verdade. Se era um bom político para a sociedade ou não, aí deixo para que cada um julgue. Mas como político não há dúvidas: ele era um verdadeiro maestro nesta arte.

Se divirtam com este documentário!

Dispositivos secundários de armazenamento


Já foi visto neste blog um pouco sobre as memórias, que são os dispositivos primários de armazenamento, ou também conhecida como memória principal.

Mas há outros dispositivos de armazenamento, conhecidos como dispositivos secundários de armazenamento, que são os dispositivos onde armazenamos nossos arquivos por um espaço de tempo maior.

A memória principal só armazena temporariamente, enquanto há energia e enquanto o processador precisa dela.

As unidades secundárias não. Lá nós salvamos nossas músicas, filmes, documentos, para que a qualquer momento possamos recuperar. Não são dispositivos voláteis, como a memória principal.

Diversos benefícios podem ser imaginados como conseqüência da existência destas unidades, como espaço, confiabilidade, conveniência e economia. Os primeiros dispositivos de armazenamento foram os cartões perfurados. Com a evolução, surgiram os dispositivos de armazenamento magnéticos, ópticos e também eletrônicos.
Dos dispositivos de Armazenamento Secundário magnéticos existentes podemos citar:
- Fitas
- Discos Rígidos ( HD / Winchester )
- Discos Flexíveis (Disquetes)

O acesso a fita é sempre seqüencial. Mas os discos rígidos e flexíveis são divididos em trilhas e setores, permitindo um acesso mais dinâmico.

Dos dispositivos de armazenamento ópticos, podemos falar de:
- CD
- DVD
- Blue Ray (BD)

Estes dispositivos podem ser do tipo ROM, R ou RW.

Já como exemplo dos armazenamentos eletrônicos, temos os pen drives, memory cards (cartões de memória para celulares e máquina fotográficas digitais), entre outros.

Para saber mais:
http://www.lia.ufc.br/~paty/icc/notas/7/index.html
http://informatica.hsw.uol.com.br/discos-rigidos.htm
http://informatica.hsw.uol.com.br/cd.htm
http://eletronicos.hsw.uol.com.br/dvd.htm
http://www.4shared.com/file/13195231/2846eab/Apostila-Introduo_a_informtica.html?s=1

Buzu Digital em Salvador


Pesquisando, aprendendo e divulgando:

Programa Buzu Digital

"Criado em julho de 2006, o Buzu Digital é um ônibus adaptado para uma sala de aula, com 11 computadores e acesso à Internet, que tem como objetivo levar às comunidades pobres de Salvador, o ensino gratuito de informática.

O programa é fruto de uma parceria entre o Mais Social e a Prefeitura Municipal do Salvador, através da Prodasal e Secretaria de Transportes e Infra-estrutura, com apoio do Ministério Público.

Com instrutores formados e capacitados, o veículo permanece durante cerca de 35 dias em uma comunidade, onde são oferecidas as aulas de: Introdução à informática (sistema operacional Linux, Windows, digitação e Internet).

Para matricular-se, o candidato deve consultar o calendário e o roteiro do Buzu divulgado neste site, em seguida procurar a associação do bairro onde o veículo permanecerá e realizar a matrícula nos dias determinados. É cobrada uma taxa de R$ 5,00 de matrícula.

Cada aluno recebe uma camiseta como uniforme e participa de uma etapa de dez dias de aulas. No final do curso, eles são submetidos a uma avaliação e caso aprovados, obtêm o certificado, entregue em uma solenidade de formatura, com todos os alunos.

Com esta proposta itinerante o Mais Social promove a Inclusão Digital, de meninos e meninas que vivem em áreas de risco e vulnerabilidade social, além de proporcionar uma atividade que contribui com a sua formação educacional.

Desde que foi criado, o Programa Buzu Digital já formou 1.012 alunos, nos bairros de Itapuã, Fazenda Grande II, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Periperi, Jardim Nova Esperança, Caixa D’agua, Praça Municipal, Boca da Mata, Valéria, Pau da Lima, Pirajá e São Marcos. Atualmente o veículo está em Nova Brasília, onde mais 80 alunos estão frequentando as aulas."

Centros Digitais de Cidadania - Bahia

O Governo federal anunciou que até 2010 levará internet banda larga para 56.685 escolas públicas de todo o país, atingindo assim 86% dos estudantes da rede oficial.

Na Bahia, o Governo lancou o Cidadania Digital, projeto que pretende realizar a inclusão digital em todo o estado da Bahia.

Fiz uma pesquisa no site do Cidadania Digital para ver quantos Centros Digitais de Cidadania existiam no nosso estado. E descobri que são 615 centros digitais espalhados por todo o estado da Bahia, nos mais diversos locais.

Óbvio que computadores não são onipresentes, ou seja, não estão presentes em todos os lugares do mundo. Porém, o que podemos perceber é que o avanço da tecnologia pelos locais mais diversos e longiquos é muito rápido. Principalmente no Brasil, país cujo investimento em inclusão digital parece ser bem realizado. Isso se falando de acesso público e de baixo custo.

Temos também espalhados pelos mais diversos lugares do Brasil lan houses cujo acesso a internet custa as vezes R$ 1,00 ou mesmo R$ 0,50.

Fica de fato cada vez mais difícil achar um local onde não haja o acesso à internet e à tecnologia.
Falta agora ajudarmos no acesso à informação e ao conhecimento.
Ou não?

Indios evitam guerra usando... o e-mail

A reportagem abaixo, exibida no dia 26/05/2008 no Jornal Nacional, mostra como a tecnologia está chegando nos mais distantes lugares do Brasil e como ela é utilizada beneficamente.

Os índios da tribo Ashaninka, no Acre, entraram em conflito com madeireiros peruanos, que estavam armados com rádios de longo alcance e armas de fogo. Mas os índios só possuiam seus arcos e flechas e...a internet.

E foi através da internet que a guerra foi evitada.

Assistam à reportagem.

Sobre o post anterior...

No post anterior, mostrei um vídeo sobre a informática inclusiva. E comentaram para mim que um dos problemas é a falta de conhecimento do público, da existência destas ferramentas.

De fato. Eu diria que é falta de conhecimento de tecnologia mesmo. É o que eu falo: é preciso inclusão digital em todas as áreas de atuação. Inclusive na Justiça Brasileira (falarei sobre isto em outro post).

Mas podemos ver qual o nosso poder de comunicação. Eu pelo menos consegui fazer com que 1643 pessoas assistissem ao video, apenas pelo youtube.
Já é algo, não?

E vocês?

Informática Inclusiva

Muitas pessoas possuem preconceito diante do uso da tecnologia, principalmente aqueles que pouco conhecem o verdadeiro poder do avanço tecnológico.

Acreditam que a tecnologia é só um brinquedo, é coisa para criança, ou coisa desnecessária.

O vídeo abaixo mostra o contrário: as vezes, é só através da tecnologia que pessoas aprisionadas em um corpo "defeituoso" podem se tornar livres, expor suas verdadeiras capacidades e inteligências.

Mas o preconceito vai além. O preconceito está também sobre as pessoas com necessidades especiais. Muitos acreditam que estas pessoas são incapazes, infelizes, inferiores... simplesmente porque são diferentes, fisicamente. Só que ninguem pára para pensar que todos somos diferentes, fisicamente, apesar de sermos todos igualmente humanos.

Mas surgem várias questões:
- Por que então as pessoas responsáveis pelo cuidar não utilizam a tecnologia?
- Esse tipo de solução só atinge os ricos e favorecidos?
- Há outras maneiras que não através do uso da tecnologia para permitir que estas pessoas se sintam verdadeiramente vivas?

Eu responderia brevemente assim:
- Preconceito.
- Não.
- Não.

E vocês?

Memórias - Memória RAM


A memória RAM é conhecida também como memória de acesso aleatório. É uma memória volátil, ou seja, ela só mantém os dados armazenados enquanto houver energia, diferentemente da memória ROM (Read Only Memory), que mantém os dados armazenados independentemente da energia.

É a principal unidade de apoio ao processador.
Imaginem a seguinte situação hipotética:
Paulo está andando na rua, com seu amigo João, quando de repente seu celular toca. É Priscila, esposa de Paulo, que diz:
- Paulo, encontrei na lista o número do encanador. Mas é melhor você ligar pra ele agora, pois o expediente está quase terminando. O número dele é 3344-5566.
- Um minuto, Priscila, porque estou sem caneta. João, decore aí pra mim: 3344-5566.

João decora corretamente o número, e quando Paulo desliga, João diz o número para que Paulo realize a ligação.

Neste caso, após um tempo, é muito pouco provável que João ainda tenha em mente aquele número memorizado. Isso porque ele serviu como uma unidade temporária de apoio para Paulo.
João foi a memória RAM de Paulo.

Das tecnologias de memória RAM, temos a memória estática (SRAM), que é uma memória que se encontra dentro do processador, também conhecida como memória cache. Essa memória torna o processamento mais veloz, pois a distância entre ela e o processador é muito menor do que a distância entre o processador e outras memórias, sem falar que a forma como é construída a torna mais rápida também.

Temos também a memória dinâmica (DRAM), que são encontradas como módulos de memória que se encaixam na placa mãe do computador, podendo ser de diversos tipos:
- SIMM
- DIMM
- DDR
- DDR II
- Etc...

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_RAM
http://informatica.hsw.uol.com.br/memoria-ram.htm
http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/hard-094/hard-094.HTM

Memórias - Memória ROM

O computador, para realizar suas atividades, precisa de unidades de apoio muito importante, que são as memórias.

As memórias são as unidades primárias de armazenamento e podem ser classificadas em dois tipos:

- Memória ROM;
- Memória RAM;

A memória ROM é uma memória apenas de leitura, ou seja, as informações já estão gravadas nela e o usuário não tem como gravar ou apagar o que já está nela escrito. É como se fosse um livro: já vem de fábrica escrito, sendo que o leitor não pode alterar frases do livro nem apagar palavras que existem nele (exceto, claro, se danificarmos o livro, o que não é o caso da analogia).

É na memória ROM do computador que estão os programas que auxiliam a inicialização do computador:
- POST
- SETUP
- BIOS

Para saber mais:
http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=cap10-21
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/196

Barramentos

Quando falei sobre os processadores, fiz uma analogia com o cérebro humano.
Mas se o cérebro é o processador, e os olhos são periféricos de entrada, então como os dados que os olhos obtém do mundo chegam até o cérebro, até o nosso processador?

Através do sistema nervoso.

E no computador, podemos chamar esta estrada por onde os dados trafegam, dentro da máquina, de barramentos.

Abaixo, um link sobre os barramentos:
http://www.infowester.com/barramentos.php

E abaixo, um link sobre o barramento atualmente mais conhecido, o barramento USB:
http://www.infowester.com/usb.php

MP7, MP9, MP-o-que?

Conversando hoje com uma amiga no msn, ouvi dela que ela tinha comprado um MP7.
Eu já ouço falar de MP7, MP9, mas nunca nem mesmo parei para pesquisar sobre o assunto, até porque estive um pouco entretido paquerando o N95 da Nokia.

O curioso é que eu, como uma pessoa envolvida com a tecnologia, nada sei sobre estes aparelhos. Resolvi, depois desta conversa, pesquisar para abrir este post.

E percebi que não sou o único gamado por tecnologia que ficou por fora da evolução dos MPx's da vida.

Segue o link para uma postagem do Blog do Ctrl+C sobre este assunto:
http://ctrlc.blog.br/2008/08/30/mp7-mp9-mpx-virou-moda/

Outro blog que fala sobre o assunto (retirado do link acima):
http://www.mundotecno.info/gadgets/existe-mp9

O que eu achei mais interessante no texto do Blog do Ctrl+C foi o gráfico retirado do Google Trends sobre esses termos:
http://google.com/trends?q=mp6%2C+mp7%2C+mp8%2C+mp9&ctab=-1&geo=all&date=ytd

Eu resolvi apenas complementar a análise com o Google Insight:
http://google.com/insights/search/#cat=&q=mp6%2Cmp7%2Cmp8%2Cmp9&geo=&date=&clp=&cmpt=q

Espero que essa pesquisa tenha ajudado.
;-)

CPU - Unidade Central de Processamento


Para muitas pessoas, CPU é aquela caixa grande que protege as peças do computador (o gabinete).
Mas se fosse assim, Notebook não teria CPU.

A CPU - Unidade Central de Processamento - é o que normalmente chamamos de processador.
É o cérebro da máquina. A peça mais importante. É a unidade responsável pelo processamento de tudo o que entra no computador através dos periféricos e dos próprios dispositivos internos do computador, além de ser responsável também pelo controle e gerenciamento do hardware e da realização de calculos lógicos e aritméticos.

Igual ao cérebro humano.

Imaginemos que o nosso corpo seja o gabinete. E os órgãos responsáveis pelos nossos sistema sensorial os periféricos de entrada. Visão, Tato, Paladar, Audição e Olfato.
É através destes periféricos que os dados referentes ao mundo entram no nosso gabinete (corpo).

Todos eles vão diretamente para o cérebro, onde são processados.
Quando vamos pegar um lápis para escrever, o cérebro realiza todos os cálculos que dizem respeito à distância do lapis para a mão, a força com que a mão deve segurar o lápis para que ele não quebre, a hora de fechar e abrir, etc. Todos os cálculos lógicos e aritméticos são realizados pelo cérebro.
Sem falar nas operações que fazemos inconscientemente, como andar de bicicleta, ou mesmo andar. Nós aprendemos a andar, e gravamos esse software - programa - no cérebro. Quando queremos andar, o cérebro executa o programa. Mas podemos andar e falar ao mesmo tempo. O cérebro executa o programa da fala. E podemos andar, falar e ouvir ao mesmo tempo. E o cérebro executa todos estes programas. Claro...chega uma hora em que o cérebro trava. Afinal, assim como o computador, o cérebro possui limitações para a quantidade de programas que são executados simultaneamente.

Assim, podemos dizer resumidamente que o processador, assim como o cérebro:

- Executa as instruções dos programas, quando são executados;
- Controla os programas que estão sendo executados;
- Realiza cálculos lógicos e aritméticos;
- Controla os dispositivos de entrada e saída;

A CPU pode ser dividida em três partes principais:
- Unidade de Controle (UC);
- Unidade Lógica e Aritmética;
- Registradores

A Unidade de Controle é a parte da CPU responsável por controlar a CPU e gerenciar o processamento. Para gerenciar os outros componentes, a UC gera pulsos elétricos de sincronização, pulsos este chamado de clock. A velocidade de uma CPU é medida pelo clock, em Hz (hertz), ou seja, ciclos por segundo. Um processador (CPU) de 2.5Ghz executa 2.5 bilhões (Giga) de ciclos por segundo.

A Unidade Lógica e Aritmética (ULA) é a unidade responsável por realizar as operações lógicas e aritméticas.

Os Registradores são pequenas memórias dentro da CPU, atualmente, em torno de 64 bits, nos processadores mais atuais. Servem para auxiliar o processamento sendo mini unidades de armazenamento temporário dos dados.

Para saber mais:
http://informatica.hsw.uol.com.br/microprocessadores.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Processador