Novo Site

O CyberSociedade agora mudou-se para www.cybersociedade.com.br. Visite nosso novo site para ver novos conteúdos.


O que é a Informática?

O que é a informática, afinal?
São muitos os termos que nós usamos no cotidiano, mas que só nos damos conta de que não sabemos defini-los quando nos perguntam. E por incrível que pareça, "Informática" é um destes termos.

O dicionário Houaiss define este termo da seguinte maneira:
"ramo do conhecimento dedicado ao tratamento da informação mediante o uso de computadores e demais dispositivos de processamento de dados";

A Wikipédia diz que "chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas."

Alguns autores dizem que a palavra "Informática" foi criada pelos franceses como união de duas outras palavras: "Informação" e "automática".

A informática é de fato, hoje, um termo que define um conjunto de ciências devido ao alto grau de especialização científica que temos, mas que surgiu como uma ciência preocupada em estudar como os dados são obtidos, armazenados, processados e comunicados.

Na História do Computador vemos que o ábaco ou mesmo uma máquina de tear são tecnologias citadas. E de certo modo, tecnologias de informática, de alguma maneira tratam informação.

Mas o Computador foi de fato a primeira tecnologia fruto do estudo realizado pela ciência da Informática. E hoje pode-se dizer que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são todas as tecnologias que são resultado do estudo da informática.

Assim, como podemos definir "Computador"?
Computador é uma máquina composta por hardware e software capaz de realizar instruções com os dados obtidos para processar, armazenar e emitir informação de saída.

É praticamente essa a funcionalidade de todas as tecnologias da informação existente hojes:
1 - Obter dados de entrada; 2- Processar e/ou armazenar; 3 - Emitir informação de saída;

Será que assim fica mais fácil entender o nosso cotidiano digital?

0 comentários: