Outro dia uma amiga me pediu ajuda em uma pesquisa sobre Inclusão Digital, para uma palestra que ela ia apresentar na faculdade.

Conversando sobre o tema, falei a ela algo que acredito que muitos já perceberam. Mas quero expor aqui mais explicitamente.

O que é inclusão digital? Uma definição simples que achei na Wikipédia diz o seguinte:

“Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária,maximixar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem , que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.”

Ok. E o Governo Federal anunciou que pretende colocar acesso a internet rápida em todas as escolas públicas até 2010.

Claro, isso contribui para a inclusão digital. Mas e o outro lado da inclusão?

Vejam este vídeo:



Será que não é hora de pensar numa inclusão digital para todos aqueles que pensam que Tecnologia da Informação é apenas usar Word, Excel ou Powerpoint?

Será que inclusão digital não deve ir além do dar acesso a pessoas carentes, mas fazer com que quem tenha acesso (mesmo para os que sempre tiveram acesso) pensem e descubram que saber utilizar a tecnologia está além do uso de ferramentas office, mas está no uso inteligente de qualquer tecnologia?

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital

http://arrobainfoeduc.blogspot.com/2007/10/metodologia-ou-tecnologia.html

http://www.abrelivros.org.br/abrelivros/texto.asp?id=3057