Novo Site

O CyberSociedade agora mudou-se para www.cybersociedade.com.br. Visite nosso novo site para ver novos conteúdos.


Entendendo os pixels

No post sobre as unidades de medida é possível compreender como, na informática, utilizamos a nomenclatura de múltiplos para representar grandes quantidades de bits.

Mas usamos também a mesma nomenclatura para representar as grandes quantidades de píxels. E como dito no post acima citado, ao comprar uma máquina fotográfica, ninguem nos explica o que significa exatamente este "5 Megapixel" que a máquina possui.

O que é o pixel?

Na tela, uma imagem é formada por diversos pontos, sendo que o conjunto de pontos forma toda a imagem. Pense naqueles quebra-cabeças de mil peças. Olhando ele montado, de longe, vemos apenas uma bela imagem. Olhando de perto, vemos as peças encaixadas.

É a mesma coisa. A imagem que vemos na tela do computador é na verdade um conjunto de pequenos pontos, um ao lado do outro. Cada um deste pontos é chamado de pixel.

Então, se uma imagem tem uma resolução de 640 X 480, significa que ela possui 307.200 pixels, pontos que a formam.

Portanto, uma máquina digital de 5 megapixels é uma maquina onde cada imagem possui 5 x 106 pixels a formando, ou seja, em torno de 5 milhões de pontos na imagem. As mesmas unidades de medidas para bits são utilizadas para pixel.

Cada um destes pontos é capaz de representar uma certa quantidade de cores. A quantidade de cor representada por cada pixel depende da profundidade de cor do pixel, ou seja, da quantidade de bits utilizados para cada pixel.

Se utilizamos 8 bits por pixel, então podemos representar apenas 256 cores na imagem.

Já utilizando 24 bits por pixel, pode-se representar mais de 16 milhões de cores.

Interessante, não?

Agora vocês já podem dar uma aula na próxima vez que alguem for lhe vender uma máquina digital ou um celular com câmera.

0 comentários: