Novo Site

O CyberSociedade agora mudou-se para www.cybersociedade.com.br. Visite nosso novo site para ver novos conteúdos.


Bits, Bytes, GigaBytes, MegaPixels, GigaHertz? Alguém poderia me explicar?

No dia-a-dia é comum vermos anúncios de computadores na TV, jornais impressos e panfletos, além de ser comum anúncios de MP3 Players, Pen drives, etc.

Nestes anúncios, as capacidades de armazenamento do pen drive, ou do disco rígido do computador, ou da memória RAM, por exemplo, são descritas como "2 Gigas", "512 Megas", mas ninguem explica o que é isso.

Sem falar quando vemos o anúncio de um celular com máquina fotográfica de 5 Megapíxels, ou um processador de 2.3Gigahertz.

Mas o que siginificam todos estes nomes?

São as unidades de medida utilizadas na informática.
A menor unidade de medida é o bit, o dígito binário. Ele é representado por um "1" ou por um "0". Praticamente tudo o que acontece internamente dentro do computador é representado por um conjunto de dígitos binários, ou seja, vários números "1" e "0", agrupados.

Quando salvamos uma música no MP3 player, estamos salvando na verdade vários dígitos binários. Quando salvamos um arquivo no word, a mesma coisa. Para o computador, textos, audios, vídeos, imagens são apenas dígitos binários.

Grandes quantidades de bits são representados através de unidades de medida, da mesma forma que representamos grandes quantidades de metros em kilometros (mil metros).

A wikipédia mostra uma tabela com todos os múltiplos do bit.

A melhor maneira, a meu ver, de compreender as unidades de medida e aprender corretamente é observando a representação adotada pelo sistema internacional.

Observe a quarta coluna deste link sobre os prefíxos binários. É a representação do sistema internacional, que não gera números "quebrados", ao contrário dos prefixos binários.

Ficou mais claro agora?
Bom, mas isso só ajuda a entender um pouco sobre os megabytes, gigabytes.
Onde entram os pixels e os Hertz?

Veremos isso num próximo tópico!
;-)

0 comentários: